SP: novo corredor de ônibus prevê 7 paradas e ligação com barco na zona sul

Um consórcio de engenharia foi escolhido nessa segunda-feira (27) para construir o corredor de ônibus da avenida Miguel Yunes, no extremo sul de São Paulo. A previsão do projeto é de que a via seja entregue até 2027.

Como será corredor de ônibus da Miguel Yunes

Corredor terá 4,8 km de extensão e passará por três vias. Ele partirá da rua Cristiano Rolim de Freitas, passará pela avenida das Nações Unidas e pela avenida Miguel Yunes.

Sete pontos para embarque e desembarque serão construídos em cada sentido do corredor. As paradas ficarão no canteiro central e os passageiros deverão desembarcar pelo lado direito do ônibus.

Ao todo, 60 mil pessoas utilizam transportes que passam pela avenida atualmente. Esse é o número mínimo de passageiros que devem ser afetados pela implementação do transporte no local, segundo a SPTrans.

Ligação com o transporte hidroviário da represa Billings. O edital de licitação do projeto prevê que o corredor da Miguel Yunes chegue ao futuro terminal Pedreira, onde ficará o atracadouro do ônibus aquático da Represa Billings, inaugurado em 2024.

Expectativa é de que 17 linhas de ônibus circulem pela via. Segundo a SPTrans, a ideia é de que todos os veículos que operem no futuro Terminal Pedreira alimentem o corredor de ônibus. Também é esperado que linhas da Cidade Dutra, Interlagos e Península do Cocaia passem pelo local.

Integração com corredores de outros bairros. A ideia do corredor também é facilitar a ligação com os corredores do Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro e Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro.

Edital de licitação mostra em amarelo onde pontos do corredor de ônibus Miguel Yunes devem ser construídos
Edital de licitação mostra em amarelo onde pontos do corredor de ônibus Miguel Yunes devem ser construídos Imagem: SPTrans/Reprodução

Não há em edital previsão sobre quantas pessoas devem ser beneficiadas com o transporte. O UOL questionou se a SPTrans tem um quantitativo de passageiros que devem ser afetados pela mudança e aguarda retorno sobre o assunto.

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Prefeitura desapropriou 15,9 mil metros quadrados de área para construção do corredor de ônibus. O espaço, no distrito de Campo Grande, foi considerado de "utilidade pública" em janeiro de 2022.

Sobre a licitação

A licitação para prestar os serviços de engenharia para a obra do corredor foi vencida pelo consórcio A.D-Corredor Miguel Yunes. O consórcio é formado pelas companhias Arvek Técnica e Construções e Dang Construtora de Obras. A licitação foi homologada na segunda-feira (27).

Segundo o edital, o consórcio terá 24 meses para entrega do projeto, com possibilidade de adiamento. O prazo máximo para a entrega em caso de adiamento, segundo a legislação da SPTrans, é de cinco anos, mas a mudança na data de entrega só pode ocorrer com autorização da prefeitura.

Valor a ser recebido pelo consórcio para o serviço é de R$ 180.468.776,73. O cronograma do projeto deve ser apresentado pelo consórcio à SPTrans nos 10 primeiros dias após a primeira ordem de execução da obra.

1 comentário

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Daniel Barros Sanchez

Se o corredor for no canteiro central, os passageiros irão descer somente pelo lado esquerdo, não pelo lado direito.

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