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Roupas à prova de balas vestem de Hugo Chávez a astro de Hollywood

Carlos Iavelberg <br> Do UOL Notícias

Em São Paulo

28/02/2010 07h00

Roupas como camisas sociais ou pólo, paletós e jaquetas que resistem ao disparo de revólveres e até de metralhadoras já estão no mercado e atraem consumidores variados, de líderes políticos e astros do cinema a consumidores comuns que buscam uma blindagem contra a violência.

Roupas a prova de balas estão na moda

Uma das empresas que produzem roupas à prova de balas pertence ao colombiano Miguel Caballero, que possui uma grife que leva seu nome. De acordo com Caballero, seus clientes são, normalmente, pessoas com muito dinheiro - famosas ou não- e políticos. Por questões de segurança, os nomes dos clientes são mantidos em segredo com exceção feita aos que autorizam a divulgação das informações.

Entre os que Caballero confirma que possuem roupas de sua grife estão o ator hollywoodiano Steven Seagal, e os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Venezuela, Hugo Chávez, donos de uma guayabera – a tradicional camisa caribenha.

Questionado pelo UOL Notícias se o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva também possui uma como afirmou em reportagem para a emissora de televisão norte-americana CNN, Caballero desconversa. “Nós mandamos de presente para vários presidentes da América Latina, mas não posso dizer se ele [Lula] tem uma”, afirma. Procurada, a assessoria de imprensa da Presidência informou que não comentaria o tema.

Brasileiros compram roupas à prova de balas em Miami

“A ideia [de produzir roupas à prova de bala] surgiu quando eu ainda estava na faculdade. Eu tinha uma amiga que andava com dois seguranças que vestiam uns coletes muito grandes. Aí tive a ideia de desenvolver roupas mais confortáveis”, conta Caballero.

Ao longo do ano passado, a grife comercializou cerca de 22 mil peças de roupa à prova de bala, sendo 900 da linha Black, voltada ao consumidor em geral. Apesar de ainda representar uma porcentagem pequena, a linha registrou um aumento nas vendas de 20% em 2009 na comparação ao ano anterior.

O mercado, segundo Caballero, tem crescido na América Latina, principalmente, na Venezuela. “Quando eu comecei com a empresa, fazíamos apenas roupas para pessoas vips e guarda-costas. Agora, pessoas em vários países podem comprar essas roupas”, conta.

Atualmente, a grife Miguel Caballero possui duas butiques próprias – uma na Cidade do México e outra em Londres, dentro da famosa loja de departamento Harrods – e vende suas roupas em 47 países. “Temos roupas para homens e mulheres, para o calor e para o frio, formais e informais”, explica o proprietário.

As roupas à prova de bala da grife ainda não chegaram ao Brasil por problemas burocráticos, segundo Caballero. “Ainda não conseguimos entrar no mercado brasileiro. O problema é que no Brasil as roupas à prova de bala são classificadas como armas e isso faz com que sejam necessárias muitas autorizações. Mas sabemos que temos clientes brasileiros particulares que compram em Miami”, afirma.

Preço salgado

Os preços das roupas variam de US$ 390 (cerca de R$ 730) a US$ 7.000 (cerca de R$ 12.500) dependendo da peça e do nível da proteção. A grife classifica o grau de proteção de suas roupas em três níveis: baixo (que suporta tiros de revólveres calibre 38 e pistolas 9 milímetros), médio (metralhadora Uzi) e alto (metralhadora MP5).

O peso de uma roupa à prova de bala também varia de acordo com a peça e o grau de proteção. Uma camisa de nível baixo, por exemplo, pesa cerca de 900 gramas, já uma jaqueta de nível alto, 2,6 quilos. Em termos de comparação, uma jaqueta de couro pesa, em média, um quilo.

Além dos controles de qualidade feitos em laboratórios, a grife tem o costume de testar as roupas nos próprios funcionários. “Não é obrigatório, mas muitos aceitam fazer. É uma filosofia de qualidade de controle que temos na empresa. Eu mesmo já recebi dois disparos. A sensação é de muita adrenalina”, conta Caballero.

  • Divulgação

    Modelo veste jaqueta à prova de bala; linha registrou um aumento nas vendas de 20% em 2009