Petróleo chega à costa do Texas e vazamento atinge todos os Estados americanos no golfo do México
Mais de dois meses após o vazamento de petróleo chegar à costa da Louisiana pela primeira vez, o óleo atingiu duas praias no Texas. Isso significa que o vazamento alcançou os cinco estados norte-americanos que ficam no golfo do México: Louisiana, Flórida, Alabama, Mississippi e Texas.
Veja álbuns de fotos especiais do desastre
Óleo chega à região costeira dos EUA |
Animais são afetados pelo vazamento |
Compare o tamanho da mancha de petróleo |
A mancha de óleo continua a se movimentar pelo oceano, mas a frota de navios que capturam e separam o petróleo da água permanece paralisada devido ao mau tempo. Uma sucessão de pequenas tempestades, causadas pela passagem da tempestade tropical “Alex”, fez com que os navios permanecessem parados durante uma semana na Flórida, Alabama e Mississippi. Agora, as equipes de limpeza aguardam a melhora do tempo para levar as embarcações para alto-mar.
A quantidade de óleo descoberto no Texas ainda é pequeno, comparado com outras praias e Estados do golfo do México. Apesar disso, a chegada do petróleo no local levou o envio de equipes de limpeza e a promessa da BP (antiga British Petroleum), responsável pela plataforma que afundou, em resolver o problema.
“Todas as praias do Texas afetadas pelo derramamento de óleo da plataforma ‘Deepwater Horizon’ serão limpas rapidamente e a BP vai arcar com os custos”, afirmou o comissário Jerry Patterson do Texas Land, responsável pelas terras do estado, em um comunicado oficial.
A chegada do óleo na costa do Texas foi prevista na última sexta-feira (2) por uma análise da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica que apontava 40% de chances de isso acontecer. “Era apenas uma questão de tempo até que o óleo encontrasse o caminho para o Texas”, disse Hans Graber, físico marinho da Universidade de Miami.
No sábado, cerca de cinco galões de óleo (cerca de 19 litros) foram encontrados na península Bolívar, a nordeste de Galveston, afirmou o capitão Marcos Woodrig, comandante da Guarda Costeira na região. Segundo Woodrig, ainda não foi confirmada a origem do óleo.
O prefeito de Galveston, Joe Jaworski, acredita que o óleo encontrado nas praias foi um acaso, ao invés de um mau sinal do que está por vir. “A água parece estar boa. Estamos cautelosamente otimistas de que isso é apenas uma anomalia”, disse.
A passagem da tempestade tropical “Alex” na semana passada pode ter desempenhado um papel pequeno em trazer o petróleo para a costa do Texas, afirmou o físico marinho Hans Graber.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.