Topo

Torre Eiffel é evacuada por ameaça de bomba

Polícia de Paris patrulha região da Torre Eiffel após ameaça de bomba; visitantes foram retirados - Patrick Kovarik/AFP
Polícia de Paris patrulha região da Torre Eiffel após ameaça de bomba; visitantes foram retirados Imagem: Patrick Kovarik/AFP

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

14/09/2010 16h48Atualizada em 14/09/2010 19h13

A região da torre Eiffel, monumento que é um dos símbolos da França, foi evacuada pela polícia parisiense na noite desta terça-feira (14) após suspeita de atentado a bomba. A polícia isolou o local por três horas, mas nenhum explosivo foi encontrado.

"A polícia recebeu um telefonema anônimo por volta das 20h20 [15h20, no horário de Brasília]", um policial relatou à AFP. "Unidades especiais, uma delas com cães farejadores, foram ao local para vascular a torre andar por andar".

Cerca de duas mil pessoas estavam na região e foram retirados calmamente, quarenta minutos após o recebimento da denúncia.

As pessoas afastadas da área, franceses e turistas em visita ao ponto mais famoso do país, foram encaminhados para regiões às margens do rio Sena e foi estabelecido um cordão de isolamento. Cerca de dez carros da polícia podiam ser vistos dentro da área isolada.

Cerca de três horas depois, a polícia relatou não ter encontrado explosivos na região.

A Torre Eiffel foi construída em apenas dois anos pelo engenheiro francês Gustav Eiffel, como atração principal da Exposição Universal de 1889, celebrada em Paris, no centenário da Revolução Francesa.

O monumento, de 324 metros de altura, tem três andares abertos à visitação e é um dos principais pontos turísticos do mundo.

Evacuação da Estação Saint Michel

A estação de trens e metrô Saint-Michel, no centro de Paris, também foi evacuada momentaneamente na noite desta terça-feira, com alerta semelhante, confirmaram as empresas SNCF e RATP, responsáveis respectivamente pelos trens e pelo metrô parisienses.

"As forças de ordem mandaram esvaziar a estação do RER C [trens de subúrbio] às 21h18 [16h18 de Brasília], após um telefonema anônimo alertando para uma bomba", informou a SNCF, encarregada da gestão desta linha.

"A circulação dos trens foi logo interrompida entre [as estações] Paris-Austerlitz e Invalides [no centro de Paris]. Ela foi retomada na linha C às 22h10 [17h10 de Brasília]", acrescentou a fonte.

Quanto ao RER B, "houve uma evacuação das 21h40 [16h40 de Brasília] até as 21h55 [16h55 de Brasília]", informou um porta-voz da RATP.

"Após a inspeção da estação pelos serviços da polícia, ela reabriu às 21h55 [16h55 de Brasília]", indicou a fonte.

O tráfego não foi interrompido na linha B, mas os trens não pararam na estação durante este período.

*Com agências internacionais