Conteúdo publicado há 5 meses

Operação policial deixa 6 mortos na Cidade de Deus; PM morre na zona norte

Um capitão da polícia e outras seis pessoas morreram durante operações diferentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (3). Outra operação, essa da Polícia Civil, no Complexo da Maré, também teve registro de tiros nesta manhã.

O que aconteceu

O capitão Rafael Galvão da Costa foi baleado na cabeça durante operação no Morro do Urubu, zona norte da capital. Ele estava lotado no 3º BPM e participava de uma operação para coibir roubos de veículos e de cargas na cidade quando foi atingido. A PMERJ afirmou que homens armados dispararam contra policiais quando eles patrulhavam a região em busca de criminosos.

Capitão tinha 41 anos e foi promovido há dois meses. Ele estava na PMERJ desde 2009 e ganhou a promoção por bravura após ocorrência com 15 prisões em março de 2023, informou a PMERJ em nota.

Registro de seis mortes em operação na Cidade de Deus. Seis homens, ainda não identificados, foram levados mortos pela polícia ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde ao UOL. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que os corpos são tirados de um veículo da polícia.

Capitão Rafael Galvão da Costa deixou esposa e dois filhos
Capitão Rafael Galvão da Costa deixou esposa e dois filhos Imagem: PMERJ/Divulgação

Polícia Militar falou em "confronto". Nas redes sociais, a PMERJ informou que "houve confronto" no local após policiais do 18º BPM serem alvos de disparos.

Apreensões. Na Cidade de Deus, segundo a PM, foram apreendidos dois fuzis, quatro pistolas e três rádios de comunicação.

Operação na Maré tem registro de tiros

Na Maré, uma operação da Polícia Civil contra lavagem de dinheiro do tráfico foi feita na região do Parque União. Tiros foram registrados, segundo moradores, líderes comunitários e a plataforma Fogo Cruzado. Não há registro de feridos até o momento.

Continua após a publicidade

Associação de moradores ajudava criminosos na lavagem do dinheiro, segundo a polícia. Ao todo, 16 mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Um dos presos é um homem identificado pela polícia como chefe do CV na comunidade. O UOL buscou a associação para saber se eles têm algum posicionamento sobre o assunto e aguarda retorno.

Escolas impactadas. Ao UOL, a Secretaria Municipal de Educação informou que 22 unidades escolares da Maré foram afetadas pelas operações em curso. Duas escolas estaduais também foram fechadas nas operações desta manhã, informou o órgão do governo do RJ.

Unidades de saúde foram parcialmente afetadas. A UPA da Maré está funcionando normalmente, informou a Secretaria Estadual de Saúde. A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva interrompeu o funcionamento nesta manhã e a CF Batista dos Santos continua a atender a população, mas suspendeu atividades externas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.