Topo

Comissão que investiga vazamento de petróleo nos EUA questiona cimento usado no poço

Barcos esguicham água para conter incêndio em plataforma de petróleo que explodiu no golfo do México, na costa de Louisiana (EUA), em 20 de abril - Gerald Herbert/AP
Barcos esguicham água para conter incêndio em plataforma de petróleo que explodiu no golfo do México, na costa de Louisiana (EUA), em 20 de abril Imagem: Gerald Herbert/AP

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

28/10/2010 21h18

Testes realizados antes da explosão de um poço de petróleo da BP no Golfo do México poderiam ter levantado dúvidas sobre o cimento utilizado para selar o poço, de acordo com informações avaliadas por uma comissão da Casa Branca sobre o caso.

Esta é a primeira conclusão da comissão que investiga as causas da explosão que em 20 de abril deixou 11 trabalhadores mortos e desencadeou o maior vazamento acidental da história da indústria petroleira.

Sem eliminar a responsabilidade da BP, o relatório critica o trabalho da Halliburton com a mistura de cimento.

A Halliburton teria realizado uma série de testes que mostraram que o material era instável, antes da explosão de 20 de abril. A empresa e a BP, que a contratou, estariam cientes da possibilidade de falha.

“O fato de que a BP e a Halliburton sabiam que esse cimento poderia apresentar falhas apenas reforça sua responsabilidade pelo desastre”, afirmou o parlamentar republicano Edward Markey.

Em nota, a Halliburton diz que vai revisar os resultados e se manifestará mais tarde.

*Com agências internacionais