Topo

ONU, Otan e União Europeia fazem reuniões para discutir situação na Líbia

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

25/02/2011 06h19

O Conselho de Segurança da ONU vai se reunir nesta sexta-feira (25) para estudar a situação na Líbia e discutir a possibilidade de impor sanções ao regime de Muammar Gaddafi, disseram fontes diplomáticas à Agência EFE na quinta.


Também nesta sexta teve início uma reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia (UE) em Gödöllö, ao leste de Budapeste, onde deve ser abordada a crise na Líbia e a possível evacuação de milhares de cidadãos europeus que ainda permanecem no país árabe.

O ministro húngaro, Csaba Hende, reconheceu que ainda "não existe um plano de ação concreto" para a evacuação dos milhares de cidadãos europeus do país árabe.

Segundo dados da União Europeia (UE), há um contingente de 5 mil a 6 mil pessoas na Líbia, depois de 5 mil cidadãos terem abandonado o país.

A reunião realizada na localidade de Gödöllö debaterá também a cooperação europeia em matéria de Defesa e os cortes orçamentários, assim como a coordenação com a Aliança Atlântica e as Nações Unidas.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, convocou uma reunião urgente da Aliança para debater a situação na Líbia. "Convoquei uma reunião de emergência do Conselho Atlântico para discutir a situação da Líbia", afirmou Rasmussen nesta sexta-feira em sua conta no microblog Twitter.

Crise no Oriente Médio e países vizinhos