Topo

Após visita de Obama, crianças da Cidade de Deus se divertem com tanque de guerra

Hanrrikson de Andrade<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>No Rio de Janeiro

20/03/2011 16h35

Após a visita de Barack Obama à Cidade de Deus, neste domingo (20), crianças e adolescentes da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, se divertiram com o tanque de guerra Urutu, do Exército brasileiro, usado no esquema de segurança montado para a visita do presidente americano. Depois que o chefe de governo deixou a favela, os moradores cercaram o blindado, que começou a emitir alertas sonoros e gerou uma festa no meio da rua.

Erick de Souza, 13, que pretende seguir carreira no Exército (ele só se alistará aos 18, de acordo com o serviço militar obrigatório), ficou encantado com o porte do Urutu.

A mãe de Erick, Regina de Souza, acompanhava a festa em uma laje próxima ao centro de atividades Odylo Costa Neto, local do evento de recepção a Obama. Ela também se impressionou com o tamanho do blindado. "É grande, né? Não sabia que esses tanques tinham esse tamanho todo.”

Oficiais do Exército ficaram responsáveis por cercar a comunidade e vigiar os acessos da comunidade. O tanque foi usado para apoio logístico. Além dos homens da Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional de Segurança, Guarda Municipal e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), cerca de 150 agentes americanos participaram do grandioso esquema de segurança montado para a visita de Obama à Cidade de Deus. Atiradores de elite ocuparam as lajes das casas no entorno da unidade educacional.

Em seu primeiro compromisso na capital fluminense, o presidente dos Estados Unidos foi recepcionado com apresentações de maracatu, capoeira e percussão na comunidade. Além disso, Obama também jogou futebol com crianças.