Topo

Tornado no Arkansas mata pelo menos sete; previsão é de mais tempestades no sul dos EUA

Do UOL Notícias

Em São Paulo

26/04/2011 16h29

O forte temporal que atingiu o Estado do Arkansas (EUA) na segunda-feira deixou pelo menos sete mortos e um rastro de destruição. As autoridades continuam em alerta já que a previsão é de mais chuvas para quarta-feira.

Todas as vítimas fatais eram de Vilonia, uma das cidades mais atingidas pelos temporais ao lado do condado de Garland.

Entre os que conseguiram escapar com vida da destruição provocada pelas chuvas, está um grupo de 12 pessoas que conseguiu se proteger na casa de Amber Goodnight e do marido. Junto deles, um grupo de seis adultos e quatro crianças conseguiu escapar da tempestade.

“O tornado durou de dois a três minutos, mas tivemos que ficar dentro de casa por meia hora”, disse Amber ao NBC.

Outra moradora não identificada disse que estava com o namorado na hora do tornado e que os dois se abraçaram. “Olhamos um para o outro, dissemos que nós amávamos e nos abraçamos”, disse ela em entrevista ao programa “Today”, da NBC, nesta terça-feira.

“Ainda temos pessoas presas em casa e que não foram socorridas devido aos estragos provocados pelas tempestades e o difícil acesso a algumas regiões”, disse o chefe de emergência do condado de Garland, Joy Sanders, à NBC.

Judy Daniell, porta-voz do condado de Garland, disse que o caso mais grave no local foi um bebê de oito meses ferido na cabeça, que já foi transferido para o Hospital Infantil do Arkansas, na capital Little Rock.

As equipes de resgate estimam que também possa haver vítimas fatais entre os quase 4.000 habitantes da zona rural de Vilonia.

O governador do Estado, Mike Beebe, visitou a cidade e disse ter ficado surpreso que o tornado não tenha matado mais pessoas. Segundo ele, as poucas mortes devem-se aos avisos do serviço de meteorologia, à “sorte e a Deus”.

Segundo o Serviço Nacional de Clima (NWS, na sigla em inglês), as condições são de mais chuvas perigosas, especialmente no sul do Arkansas e no nordeste do Texas.

Em um comunicado divulgado nesta terça, o NWS disse que "severas tempestades e tornados isolados devem continuar na quarta e na quinta, enquanto a frente fria se direciona para o leste".

O mês de abril está sendo um dos mais trágicos para o sul dos Estados Unidos, devido a uma série de tornados que já deixou dezenas de mortos e feridos. Os ventos registrados esse mês na região já são os mais violentos e mortais da temporada.

Escolas e casas foram destruídas também no Alabama e em Oklahoma, onde duas irmãs idosas morreram e pelo menos 25 pessoas ficaram feridas e cinco escolas foram destruídas. No Arkansas, o número de mortes em decorrência das tempestades, só em abril, chega a 15.

Na última sexta-feira (22), a passagem de um tornado em Missouri provocou causou diversos danos ao aeroporto internacional de St. Louis. A tempestade destruiu parte do telhado do terminal e forçou o aeroporto a fechar as portas por tempo indeterminado. Quatro pessoas tiveram ferimentos leves e foram levadas a um hospital, e outras sofreram cortes com os vidros das janelas que se quebraram.

Enchentes e tornados também atingem o Estado de Illinois. Dezenas de pessoas já morreram e muitas estão sem eletricidade.

Já o Texas enfrenta uma onda de incêndios que destrói vastas áreas e vegetação no interior. O clima seco e os ventos fortes dificultam a ação dos bombeiros.