Topo

Espaço aéreo não deve ter fechamento estendido devido a vulcão da Islândia, diz comissão

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

24/05/2011 09h22

 A Comissão Europeia não prevê que a nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn leve à ampliação do fechamento do espaço aéreo europeu. Segundo a comissão, a atual situação não deve provocar consequências similares ao do caos gerado no ano passado pela erupção de outro vulcão da Islândia.

"Não antecipamos neste momento a expansão do fechamento do espaço aéreo", afirmou o comissário de Transportes europeu, Siim Kallas.


As companhias aéreas anularam 252 voos como consequência da nuvem de cinzas, segundo a Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol). A expectativa, segundo a entidade, é de que cerca de 500 voos sejam cancelados nesta jornada.

Apesar disso, Kallas não espera "o fechamento tão, tão estendido como o do ano passado", quando a nuvem de cinzas procedente da erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull originou o colapso do espaço aéreo na Europa e o cancelamento de dezenas de milhares de voos durante várias semanas.

O comissário indicou que as circunstâncias não são exatamente as mesmas, dado que as cinzas do vulcão Grimsvötn são "diferentes, as condições meteorológicas são diferentes e a resposta europeia é diferente", com uma maior coordenação com os países, que são quem devem decidir se fecham seu espaço aéreo.

Na opinião de Kallas, o sistema de alarme "funciona" e desde o ano passado a resposta europeia é abordada com os ministros de Transporte, o que se fará de novo em junho.

A Agência Meteorológica do Reino Unido acredita que as cinzas vulcânicas devem chegar hoje à Irlanda e cobrir boa parte da Inglaterra, além de alcançar o sudoeste da Noruega e o oeste da Dinamarca, onde podem levar a algumas restrições de voos.

O aeroporto de Heathrow perdeu mais de 20 serviços com destino ou partida da Escócia. Houve também cancelamentos nos aeroportos de Edinburgh, Inverness, Aberdeen Newcastle e Durham Tees Valley.

Por causa das cinzas vulcânicas, o presidente americano Barack Obama teve de encurtar sua visita à Irlanda.

* Com as agências internacionais