Topo

Aeronaves colidem em pleno voo, mas pilotos conseguem pousar com segurança

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

12/07/2011 14h38

Dois aviões de pequeno porte colidiram em pleno voo perto de um corredor montanhoso no Alasca, nos Estados Unidos. Por sorte, ninguém saiu ferido do acidente. 

“Isso é bastante raro. Quase nunca ouvimos falar de algo assim”, afirmou o porta-voz da Federal Aviation Administration (FAA), órgão norte-americano que regulamenta a aviação civil. 

A quase tragédia ocorreu na tarde de domingo (10), quando um Piper Navajo e um Cessna 206 voaram um de encontro ao outro em Lake Clark Pass, um vale estreito que passa entre duas montanhas de Anchorage, no Alasca. 

Os radares não funcionam nesses corredores e, por isso, as nove pessoas a bordo do Piper Navajo e as quatro que estavam no Cessna 206 não faziam ideia de que iriam colidir. 

O Cessna estava voando mais alto e atingiu a cauda do Piper Navajo. Os pilotos conseguiram controlar as aeronaves que pousaram em segurança.

A área onde os aviões estavam voando não tem o espaço aéreo regularizado, como em boa parte do Alasca. Lá, os pilotos precisam se basear em medidas visuais durante o voo.

*Com informações da AP