Topo

EUA preparam etapa final de construção da ponte com maior autossuspensão do mundo

Do UOL Notícias

Em São Paulo

02/09/2011 18h22

Operários terminaram na semana passada de construir as passarelas laranjas que vão ajudar na instalação dos cabos de suspensão da ponte Bay, prevista para inaugurar em 2013 e que vai ligar as cidades de San Francisco e Oakland, na Califórnia, EUA.

A ponte será autossuspensa por cabos e uma torre, a mais alta construída até hoje para este tipo de estrutura, segundo informações do site do "San Francisco Gate".

Os trabalhadores terão de enfrentar uma inclinação 35 graus para chegar às passarelas, que ficam a cerca de 320 metros de altura.

Em construção desde 2002, com um orçamento de US$ 6,3 bilhões, a obra está chegando à fase final. A torre, que foi finalizada em 2008, será a responsável pela suspensão.

 “Os cabos de suspensão serão instalados nos próximos dois anos”, afirmou Bart Ney, porta-voz da Caltrans, a secretaria de Transporte da Califórnia.

Os trabalhos começarão já em 2012, e a maior parte será feita por máquinas, que puxarão os cabos de um lado a outro da ponte. Além disso, 114 cabos de suspensão vão ligar a ponte e o deck. Quando tudo for finalizado, os operários vão retirar as colunas de ferro que sustentam o deck atualmente, e, se tudo ocorrer como planejado, será a maior ponte com autossuspensão do mundo.

“Ela será como uma faixa”, afirmou Ney.

A estrutura deverá abrir para o tráfego em setembro de 2013. A demolição da ponte antiga, de 1936, está prevista para uma semana depois da inauguração da nova.