Após terremoto, vulcão entra em erupção na Rússia
O vulcão Shiveluch, na Península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia, entrou em erupção. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (18) (horário local) pela agência de notícias estatal Tass.
O que aconteceu
Cinzas e lavas foram expelidas, diz o comunicado. A erupção acontece horas após a mesma região sofrer um terremoto de magnitude 7,0.
As cinzas estão subindo até 8 km acima do nível do mar.
O vulcão fica a cerca de 450 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade costeira com uma população de cerca de 181 mil habitantes, segundo a CNN. O epicentro do terremoto registrado mais cedo ocorreu a cerca de 88 km da cidade e teve uma profundidade de cerca de 48 km.
Shiveluch é um dos maiores vulcões de Kamchatka, com uma altura de 3.283 metros.
Terremoto 'sacode' península
Um terremoto de magnitude 7 "sacudiu" a costa da península de Kamchatka, no extremo oriental da Rússia, na madrugada de domingo (horário local). O Ministério de Emergências local informou que os tremores foram sentidos ao longo da costa, incluindo a capital da província, Petropavlovsk-Kamchatski.
"Equipes operacionais de socorristas e bombeiros estão inspecionando os edifícios", disse a filial regional do Ministério de Emergências da Rússia na província de Kamchatka.
O sismo ocorreu a uma profundidade de quase 50 km nas águas ao largo de Kamchatka, pouco depois das 7h locais, a cerca de 90 km a leste da capital.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.