Topo

Depois de mais de oito horas de cirurgia, gêmeas siamesas filipinas são separadas

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

01/11/2011 22h04

Depois de mais de oito horas de cirurgia, duas irmãs gêmeas siamesas de dois anos de idade foram separadas. Nascidas nas Filipinas, Angelina e Angelica Sabuco foram operadas em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos.

A cirurgia foi realizada após meses de preparação e planejamento, pois envolvia uma série de riscos. As duas irmãs eram ligadas pelo peito e abdômen, mas cada uma tem seu próprio coração, estômago, rins e intestinos. No entanto, os fígados eram unidos, e os intestinos se tocavam.

As crianças permanecerão hospitalizadas na área de cuidado intensivo por até cinco dias antes de serem transferidas para um quarto, onde devem ficar por aproximadamente uma semana, até conseguirem a alta médica.

“Essa é uma grande cirurgia, mas esperamos realmente que as gêmeas sobrevivam e se recuperem bem”, disse o pediatra Gary Hartman, antes do início da operação.  

A mãe das crianças, Ginady Sabuco, disse que começou a fazer suas orações no momento em que descobriu que suas filhas eram siamesas, quando ela estava no sétimo mês de gestação.

“Eu perguntava a Deus: por que nós, por que eu?”, disse à rede NBC. “Quero que elas tenham uma vida normal, como as outras crianças”.

Além da recuperação física, as meninas também terão o desafio de se adaptar psicologicamente à nova vida, agora separadas.

*Com informações de agências internacionais