Topo

Em novo depoimento, James Murdoch diz que não sabia de grampos telefônicos

Do UOL Notícias

Em São Paulo

10/11/2011 13h31

 

Em novo depoimento ao Parlamento britânico, nesta quinta-feira, o diretor executivo da News Corp, James Murdoch, voltou a afirmar que desconhecia o esquema de escutas telefônicas que levou ao fechamento do tabloide "News of the World".
 
O filho do magnata Rupert Murdoch foi convocado pelos parlamentares depois que ex-diretores da empresa questionaram sua declaração durante o depoimento de julho, em que afirmou que não estava ciente que as escutas eram realizadas de forma sistemática.
 
James Murdoch culpou o ex-editor do tabloide, Colin Myer, por não avisá-lo sobre os indícios das escutas grampos telefônicos na redação.
 
"O trabalho do novo editor era arrumar a casa, e me deixar ciente do que acontecia", disse Murdoch.
 
O executivo afirmou que o esquema foi um trabalho isolado, de um repórter e um detetive particular, que acabaram presos em 2007.
 
Embora negue qualquer conhecimento das escutas, Myer e Tom Crone, representante legal do tabloide, afirmam que revelaram o esquema a Murdoch em 2008, por meio de um e-mail.
 
Em sua defesa, Murdoch disse que para ele, o e-mail denunciava uma prática isolada de um jornalista, e não um esquema generalizado.