Topo

Greve de pilotos da Iberia cancela cinco voos da rota São Paulo-Madri

Avião da companhia Iberia, na Espanha - EFE
Avião da companhia Iberia, na Espanha Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

09/04/2012 09h51

Os pilotos da companhia aérea espanhola Iberia, parte da International Airlines Group, iniciaram nesta segunda-feira uma greve que gerou o cancelamento de 150 voos. No Brasil, cinco voos foram cancelados devido à paralisação, todos na rota São Paulo-Madri.

Segundo a tabela divulgada no site da companhia, os voos cancelados no Brasil foram o IB 6820 (São Paulo-Madri) de ontem (8), o IB 6821 (Madri-São Paulo) que deveria decolar nesta segunda-feira (9), o IB 6820 de 12 de abril (São Paulo-Madri), o IB 6825 (Madri-São Paulo) de 13 de abril e o IB 6824 (São Paulo-Madri) de 16 de abril.

Este é o primeiro dia de uma série de 30 paralisações contra a criação da unidade de baixo custo, a Iberia Express. Os pilotos planejam cruzar os braços a cada segunda e sexta-feiras até julho.

Para a classe, o novo serviço de baixo custo da Iberia viola acordos acertados quando a companhia e a British Airways se fundiram para formar a International Consolidated Airlines Group. Eles afirmam que 8 mil empregos serão perdidos.

A IAG e a Iberia afirmam que a nova subsidiária é a única maneira de tornar a deficitária unidade espanhola lucrativa.

As greve chegaram a ser suspensas em março e pilotos entraram em negociações com a companhia. Mas as discussões fracassaram.

Segundo a companhia, as greves devem gerar um prejuízo de 3 milhões de euros (US$ 3,92 milhões) por dia. (Com Reuters)