Topo

Polícia detém suspeito no caso de menino desaparecido há 33 anos nos EUA

Foto do garoto Etan Patz quando desapareceu em 1979, com 6 anos. Uma pessoa foi detida pela polícia de Nova York por suspeita de estar ligada ao caso que completa 33 anos nesta sexta-feira, 25 de maio - AFP/NYPD
Foto do garoto Etan Patz quando desapareceu em 1979, com 6 anos. Uma pessoa foi detida pela polícia de Nova York por suspeita de estar ligada ao caso que completa 33 anos nesta sexta-feira, 25 de maio Imagem: AFP/NYPD

Do UOL, em São Paulo

24/05/2012 08h20Atualizada em 24/05/2012 12h30

O caso de desaparecimento de criança mais famoso dos Estados Unidos ganhou novos contornos nesta quinta-feira.

O Departamento de Polícia de Nova York informou que deteve uma pessoa suspeita de estar ligada ao desaparecimento de Etan Patz, há 33 anos, segundo a rede CNN.

Patz, então com 6 anos, desapareceu no dia 25 de maio de 1979, em Manhattan, durante seu trajeto para a escola. Como a polícia não obteve mais pistas que ajudassem a encontrar o menino, ele foi declarado morto em 2001.

Segundo o jornal New York Post, o detido é Pedro Hernández, preso na quarta-feira em Nova Jersey (leste dos EUA, vizinho de Nova York).

Hernández morava e trabalhava perto do local onde Partz foi visto pela última vez e já havia sido interrogado pela polícia.

De acordo com o policial Ray Kelly, o homem teria confessado que enganou o menino com doces e, após esfaqueá-lo, despedaçou seu corpo e o colocou em sacos plásticos, de acordo com o tablóide nova-iorquino, que cita fontes da investigação. 

Em abril desta ano o FBI chegou a fazer novas buscas em um porão na Prince Street, em Nova York, próximo ao local onde Patz desapareceu, após receber denúncia. No entanto, nada foi encontrado, embora a imprensa nova-iorquina tenha indicado que existia um novo suspeito no caso, um carpinteiro que utilizava o porão do edifício invadido chamado Othniel Miller.

O namorado da babá do garoto, Jose Ramos, chegou a ser preso logo após o desaparecimento como principal suspeito. Mas a polícia não conseguiu estabelecer nenhuma ligação dele com o caso. 

O desaparecimento de Patz recebeu destaque nacional na época e ajudou a lançar diversas campanhas para reencontrar crianças desaparecidas nos Estados Unidos.

O garoto foi o primeiro a estampar as embalagens de marcas de leite americanas, hoje procedimento comum das campanhas por crianças desaparecidas.

Em 1983, o presidente Ronald Reagan declarou o dia 25 de maio, aniversário do desaparecimento de Etan, o Dia Nacional das Crianças Desaparecidas.