Topo

Prisão da Noruega busca interessados em fazer companhia a atirador norueguês

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 11h20

O centro de detenção onde Anders Breivik, autor confesso do massacre que matou 77 pessoas na Noruega, em julho do ano passado, está preso, decidiu contratar "amigos" para fazerem companhia ao norueguês, considerado muito perigoso para se relacionar com os demais detentos.

"Pode ser qualquer um desde jogadores de um time de hóquei indoor a pessoas que queiram jogar xadrez com ele", declarou o diretor do centro de detenção e segurança Ila, Knut Bjarkeid, ao jornal norueguês "Verdens Gang", ou VG, como é mais conhecido.

Segundo Bjarkeid, uma "comunidade profissional" é necessária já que a prisão norueguesa não pretende impor isolamento ao atirador. Para o diretor, colocar Breivik em contato com outros detentos também está fora dos planos, pois ele pode tentar se aproveitar dos demais.

"Muitas iniciativas a respeito de Breivik são elaboradas para impedir que ele faça reféns na prisão. Isso torna impossível o contato dele com outros [presos]", completa o diretor.

"Ele é um soldado na fase três de sua própria guerra. Ele ainda se comporta exatamente como descreveu no manifesto [divulgado na época do massacre]", disse Bjarkeid.

O veredito do julgamento de Breivik, que está em andamento, deve sair em menos de um mês. As informações são do jornal britânico "The Independent".