Topo

Veja o perfil de cardeais cotados para o papado

Do UOL, em São Paulo*

09/03/2013 17h38

Os 115 cardeais eleitores, com menos de 80 anos e provenientes de 51 países, analisaram neste sábado a situação interna da Igreja antes de se fecharem na próxima terça-feira na Capela Sistina para eleger em segredo o novo pontífice, que deverá obter 77 votos para se tornar o líder de 1,2 bilhão de católicos.

A agência de notícias AFP fez um perfil de cardeais que figuram na lista de "papábilis", ou seja, dos candidatos que estão sendo cotados para assumir o cargo mais alto da Igreja Católica.

Sem um favorito, a lista do possível novo papa inclui aqueles mais citados pela imprensa especializada ou pelos vaticanistas, privilegiados por confidências internas.

Se na terça-feira à tarde, após a primeira votação, o candidato não obtiver os 77 votos necessários, a fumaça preta poderá ser observada pelos milhares de fiéis, turistas e romanos que costumam se reunir na Praça de São Pedro para assistir ao histórico evento.

A constituição apostólica prevê conclaves de até 34 dias interrompidos por um dia de descanso, mas no último século eles duraram no máximo quatro dias, já que o ritmo de quatro votações ao dia acelera o processo para identificar o favorito.

* Com AFP