Topo

"Jovens só querem se divertir", diz revista "Economist" sobre rolezinhos

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 11h28Atualizada em 20/01/2014 12h13

Em reportagem publicada em seu site nesta segunda-feira (20), a revista britânica “The Economist” tenta explicar a seus leitores os rolezinhos e o que querem os jovens que organizam os encontros em shoppings de São Paulo.

Com o título “Kids just want to have fun” (Jovens só querem se divertir), a reportagem conversou com o adolescente Rodrigo Alexandre, 17, um dos organizadores do rolezinho programado para o último sábado (18) no shopping Center Norte. Alexandre, que foi parado pela polícia no estacionamento do shopping, disse que o objetivo do rolezinho era “sair, relaxar e conhecer pessoas, especialmente meninas”.

“Os rolezinhos vêm acontecendo de uma forma ou outra em São Paulo desde outubro. Eles ganharam notoriedade no dia 11 de janeiro, quando a polícia usou balas de borracha e gás lacrimogênio para dispersar uma multidão barulhenta de vários milhares de jovens no shopping Metrô Itaquera, no leste da cidade”, explicou a revista.

Segundo a publicação, as autoridades brasileiras estão assustadas com os rolezinhos. “A memória das manifestações em São Paulo contra o aumento da tarifa de ônibus, que se transformou nos maiores protestos nacionais em 20 anos permanece fresca.”

Ao comentar a reação de Rodrigo Alexandre com a atitude da polícia no último sábado, que o adolescente classificou como discriminação, a revista conclui: “Ele não chegou ao Center norte com motivação política, mas pode sair com uma”. 

Descubra quem são e o que pensam as "rolezeiras"