Topo

Soldado britânico mata seis insurgentes afegãos com um único tiro

Do UOL, em São Paulo

02/04/2014 11h22

Um soldado britânico matou seis insurgentes do grupo extremista Taleban com um único tiro, informou o jornal inglês “Daily Telegraph”.

O militar teria disparado contra o dispositivo de acionamento de uma bomba carregada por um terrorista que estava a uma distância de 850 metros. Outros cinco homens, que cercavam o homem-bomba, morreram. 

Segundo o jornal, o caso ocorreu em dezembro de 2013 em Kakaran, na província afegã de Helmand, mas só foi divulgado nesta quarta-feira (2), em meio aos preparativos para a retirada das tropas britânicas do Afeganistão, prevista para o final de 2014.

O tenente-coronel Richard Slack, comandante da divisão Royal Lancers, disse ao “Daily Telegraph” que o soldado também evitou um outro grande ataque terrorista planejado por um homem que carregava aproximadamente 20 quilos de explosivos presos ao corpo.

Ataques suicidas ou realizados por meio de dispositivos explosivos improvisados se tornaram comuns após a invasão norte-americana no Afeganistão e geralmente matam ou mutilam as vítimas.

“O homem estava usando essa espécie de colete. Ele foi identificado pelo ‘sniper’ (atirador de elite) se movendo por uma fileira de árvores e subindo por uma vala”, contou o oficial. “Eles estavam em contato visual, e ele (o terrorista) se movia em direção a uma posição de fogo. O ‘sniper’ atirou, e o homem explodiu”, explicou o militar.

O Reino Unido se prepara para deixar a guerra no Afeganistão no final de 2014. O país foi um dos primeiros aliados dos Estados Unidos durante a invasão que começou em 2001, pouco tempo depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.