Topo

Não haverá uma nova Guerra Fria, afirma Vladimir Putin

Do UOL, em São Paulo

24/05/2014 16h08Atualizada em 24/05/2014 16h28

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, descartou neste sábado (24) uma nova Guerra Fria. "Não haverá uma nova Guerra Fria, ninguém está interessado em uma nova Guerra Fria", disse, durante o Fórum Econômico em São Petersburgo (Rússia).

Em entrevista a várias agências de notícias, Putin culpou o Ocidente pela violência e a instabilidade política ucraniana e afirmou esperar que a Europa e os Estados Unidos estejam dispostos a ceder.
 
 
"Não gostaria de pensar que esse é o começo de uma nova Guerra Fria. Não é do interesse de ninguém e acho que não acontecerá", afirmou Putin, sentado em uma grande mesa ao lado de jornalistas no ambiente externo de um palácio em São Petersburgo.
 
Ele negou que os planos de formar um bloco de comércio com duas ex-repúblicas soviéticas, Cazaquistão e Belarus, tenham a intenção de reconstruir a União Soviética, dissolvida em 1991.
 
"Eles tentam colocar um rótulo na gente, um rótulo de que estamos tentando restaurar um império, a União Soviética, subordinar todo mundo. Isso absolutamente não corresponde à realidade", afirmou Putin. "É uma arma de guerra midiática."
 
O presidente russo frisou que nos próximos dias será assinado um acordo sobre a criação da União Econômica Euroasiática, a etapa posterior à integração da Rússia, Belarus e Cazaquistão como União Aduaneira.
 
"Deem uma olhada objetiva e profissional nesse documento. O que tem de recriação de um império? Nada, zero. Só inclui aspectos relacionados com a união de nossos esforços no âmbito econômico", disse Putin.
 
O líder do Kremlin explicou que "os processos integradores no espaço pós-soviético não pretendem recriar a União Soviética ou outro império, mas aproveitar todas as vantagens competitivas que nossos estados independentes possuem".  (Com Ansa, Efe e Reuters)