Topo

Jovem de 15 anos é identificado como atirador de escola no Oregon (EUA)

Foto do perfil de Jared Michael Padgett, 15, no Facebook. Ele foi identificado como o atirador que matou um estudante na Reynolds High School - Reprodução/Facebook
Foto do perfil de Jared Michael Padgett, 15, no Facebook. Ele foi identificado como o atirador que matou um estudante na Reynolds High School Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

11/06/2014 16h28Atualizada em 11/06/2014 17h50

A polícia de Troutdale, no Estado do Oregon (EUA), identificou Jared Michael Padgett, 15, como sendo o atirador que matou na terça-feira (10) um estudante na Reynolds High School. Ele também era aluno da escola.

Padgett, que chegou a trocar tiros com policiais, foi encontrado morto no box de um banheiro da escola. A autópsia do corpo do atirador mostrou que ele se suicidou.

O adolescente estava armado com um rifle AR-15, uma pistola semiautomática, nove cartuchos de munição, além de facas. 

O ataque na Reynolds High School, em Troutdale, próximo a Portland,  começou por volta das 8h (horário local). Emilio Hoffman, 14, foi o único morto no incidente. Ele foi encontrado no vestiário masculino.

Cerca de 2.800 estudantes frequentam a escola, localizada em uma cidade turística de 15 mil habitantes perto do rio Columbia, a 25 km de Portland.

10.jun.2014 - Emilio Hoffman, 14, aluno da escola, secundária em Oregon, nos EUA, morreu em um tiroteio, que deixou vários estudantes feridos. Hoffman foi morto no vestiário masculino. Ainda não há informações sobre se o atirador, que usou um rifle, era aluno dessa escola. Cerca de 2.800 estudantes frequentam a escola, localizada em uma cidade turística de 15 mil habitantes perto do rio Columbia, a 25 km de Portland - Reprodução/The Oregonian - Reprodução/The Oregonian
Emilio Hoffman, 14, foi morto por Padgett no tiroteio na escola Reynolds
Imagem: Reprodução/The Oregonian

Estudantes relataram à Associated Press que foram informados pelo intercomunicador de que a escola estava em emergência e que eles deveriam se dirigir silenciosamente às salas de aula.

Segundo o chefe de polícia de Troutdale, Scottt Anderson, a reação rápida do professor de educação física Todd Rispler, que encontrou o atirador no vestiário masculino, foi essencial para evitar uma tragédia maior. Rispler foi alvejado por Padgett, mas mesmo assim conseguiu ir à recepção da escola e avisou para iniciarem o procedimento de emergência.

O incidente no Oregon foi o 74º incidente envolvendo armas em escolas desde o massacre em Sandy Hook, em Connecticut, em 2013.

Obama “frustrado”

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que estava "frustrado" com a sociedade do seu país em razão de mais um tiroteio em uma escola.

"A minha grande frustração é que nessa sociedade não existe a vontade de tomar algumas medidas essenciais para ter as armas de fogo longe das pessoas erradas. Não estamos frente a um caso por semana, mas sim a uma história de todos os dias", declarou o mandatário.

Todas as iniciativas de Obama para restringir a venda de armamentos nos Estados Unidos sempre enfrentaram forte resistência por parte dos republicanos e da parcela conservadora da população.