Autor de massacre em Newtown queria superar norueguês Breivik, segundo imprensa

NOVA YORK, 19 Fev 2013 (AFP) - O jovem que realizou o massacre na escola primária Sandy Hook, em Newtown, Connecticuc (nordeste dos Estados Unidos), queria superar Anders Behring Breivik, o norueguês que em 2011 matou 77 pessoas em seu país, segundo o canal CBS, que cita fontes policiais.

Contactada pela AFP, a polícia estatal de Connecticut desmentiu nesta terça-feira a informação, classificando-a de "errônea" e de "especulação".

As fontes citadas pela CBS afirmaram que Lanza queria superar o número de pessoas assassinadas por Breivik quando se dirigiu à escola, no dia 14 de dezembro, e abriu fogo, matando 20 crianças e seis adultos, antes de se suicidar.

Lanza, de 20 anos e que antes havia matado sua mãe em casa, foi à escola porque era "o alvo mais simples" e tinha "um grande número de pessoas", afirmaram as fontes citadas pela CBS, que também vincularam sua ação à influência de videogames violentos.

Mas o tenente Paul Vance, assessor de imprensa da Polícia de Connecticut, rejeitou de forma categórica estas informações.

"É tudo especulação. Não é informação oficial, não são citados nomes. Para ser honesto, a informação é errônea", afirmou por telefone à AFP.

Vance indicou que em breve será feito um primeiro relatório oficial sobre o ocorrido em Newtown, "no fim de maio ou início de junho".

O norueguês Breivik, que dizia travar uma cruzada contra o multiculturalismo, matou 77 pessoas no dia 22 de julho de 2011. Primeiro detonou um carro-bomba junto à sede do governo em Oslo e depois abriu fogo contra jovens trabalhistas na ilha de Utoya.

No dia 24 de agosto de 2012, Breivik foi condenado à pena máxima, ou seja, 21 anos de prisão, uma sentença que pode se prolongar indefinidamente enquanto ele for considerado perigoso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos