Topo

Japão confirma quatro mortes em erupção de vulcão

Do UOL, em São Paulo

28/09/2014 11h26

Das 30 pessoas resgatadas inconscientes perto do pico do monte Ontake, no Japão, que entrou em erupção neste sábado (27), ao menos quatro já tiveram a morte confirmada pelas autoridades do país, de acordo com agências internacionais de notícias.

Embora os 30 montanhistas que passeavam na região no momento da erupção tenham sido encontrados com quadro de parada respiratória e ausência de batimentos cardíacos, as autoridades de salvamento seguem o protocolo de apenas confirmar as mortes após a conclusão de uma perícia oficial.

Os montanhistas estão sendo transportados de helicóptero. Mais de 500 militares e policiais participam das buscas. Pelo menos sete pessoas foram retiradas com vida do local.

Após a erupção, cerca de 250 montanhistas ficaram presos nas encostas do Ontake, mas a maioria conseguiu descer ainda ontem. O vulcão, cujo cume está a 3.067 metros de altitude, é um popular destino turístico no Japão e fica a 200 km de Tóquio.

Apesar do monitoramento constante de sua atividade vulcânica, a erupção pegou as autoridades de surpresa, com lançamento de cinzas e rochas por um raio de três quilômetros. Pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.

O Ontake continua em atividade neste domingo, e a grande concentração no ar de enxofre e gases tóxicos provoca interrupções nas operações de salvamento. Sua última erupção ocorreu em 2007. (com agências internacionais)

Número de mortos pode aumentar, dizem autoridades