6 pontos que explicam derrota histórica de conservadores no Reino Unido
O Partido Trabalhista britânico venceu com maioria esmagadora e voltou ao poder após 14 anos de governo conservador. Da saída da União Europeia a alguns escândalos, o Partido Conservador foi perdendo a confiança da população nos últimos anos. A seguir, confira seis pontos fizeram este partido naufragar:
Brexit
Aprovado em plebiscito em 2016, o Brexit —que tirou Reino Unido da União Europeia — demorou mais de três anos para sair do papel. Desde então, a economia do Reino Unido patinou. O principal argumento dos conservadores era de que, com o Brexit, o Reino Unido estaria livre das amarras da UE e poderia fechar acordos comerciais com outros países. Na prática, aconteceu o contrário: os custos de vida e dos negócios subiram, a burocracia aumentou e parte da mão de obra estrangeira deixou o país.
Imigração
Os conservadores, no poder há 14 anos, transformaram a luta contra a imigração irregular em uma prioridade desde o Brexit, mas não conseguiram reduzir as travessias no Canal da Mancha. Com a aproximação das eleições, eles recebem muitas críticas no tema por sua suposta incapacidade de impedir a imigração irregular.
Colapso dos serviços públicos
O NHS (Sistema Nacional de Saúde) do Reino Unido se deteriorou significativamente desde que os conservadores assumiram o poder, em 2010. Além da pandemia, quando os hospitais ficaram sobrecarregados, ainda existe um acumulo de pacientes —e longas filas — que buscam tratamentos para diversas doenças.
Economia estagnada
Estagnada há quase dois anos, a economia britânica entrou em recessão no segundo semestre de 2023. Segundo a agência de notícias Reuters, analistas afirmaram que as famílias britânicas deveriam sentir a primeira queda nos padrões de vida —entre uma eleição e outra — desde a Segunda Guerra Mundial.
Aumento da inflação
Ao mesmo tempo em que o crescimento econômico estava lento, a inflação disparou —e tornou o custo de vida mais caro. Críticos argumentaram que as políticas do governo favoreciam desproporcionalmente os mais ricos e faziam pouco para aliviar as dificuldades econômicas da população em geral.
Escândalos
A imagem do Partido Conservador foi manchada por falhas éticas de ministros. Durante o lockdown na pandemia, Boris Johnson deu festas em escritórios do governo. Já sua sucessora, Liz Truss, ficou apenas 45 dias no cargo depois de suas políticas econômicas arruinarem a economia.
*Com AFP
Deixe seu comentário