Topo

Mais duas vítimas do voo da AirAsia são identificadas

Militares carregam caixão de vítima do voo QZ8501 da AirAsia - Athit Perawongmetha/Reuters
Militares carregam caixão de vítima do voo QZ8501 da AirAsia Imagem: Athit Perawongmetha/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/01/2015 15h18

Autoridades da Indonésia anunciaram neste sábado (3) que mais dois corpos resgatados de vítimas do voo QZ8501, da AirAsia, foram identificados. Os restos de Hendra Gunawan Syawal e Meiji Thejakusuma foram entregues hoje ao hospital Bhayangkara, em Surabaya. Outras quatro vítimas já haviam sido reconhecidas: Hayati Lutfiah Hamid, Grayson Herbert Linaksita, Kevin Alexander Soetjipto e Khairunisa Haidar Fauzi.

As equipes que buscam os destroços do voo também encontraram "quatro grandes objetos" durante a exploração no mar de Java. O chefe da agência de busca e salvamento do país, Bambang Soelistyo, afirmou que um submarino está sendo utilizado para tirar fotos dos objetos.

A agência meteorológica do país disse acreditar que o mau tempo foi o responsável pelo acidente. O jato desapareceu com 162 pessoas a bordo durante o voo de Surabaya, na Indonésia, para Cingapura, no último domingo (28). Há evidências de que a temperatura era extremamente gelada na altitude em que o avião se encontrava, o que poderia "parar o motor, congelar e danificar o maquinário do avião".

Até agora, 30 corpos já foram recuperados, sendo que nenhum sobrevivente foi encontrado. As partes mais importantes da fuselagem do Airbus A320 também não foram encontradas. As autoridades acreditam que a maioria dos corpos pode estar presa a essa parte do avião.

Voos suspensos

Como a AirAsia não tinha permissão oficial para fazer o percurso entre Surabaya e Cingapura no domingo, as autoridades indonésias suspenderam voos da companhia nesta rota.

Sunu Widyatmoko, executivo-chefe do braço indonésio da AirAsia, disse que a empresa irá colaborar totalmente com as investigações.

A AirAsia tinha um excelente histórico de segurança em voos até domingo, sem acidentes fatais envolvendo suas aeronaves. (Com agências internacionais)