Topo

Indonésia detecta sinais na busca por caixa-preta de avião da AirAsia

Caixas-pretas podem esclarecer o motivo da queda do avião - Adek Berry/ Pool/ Retuers
Caixas-pretas podem esclarecer o motivo da queda do avião Imagem: Adek Berry/ Pool/ Retuers

Do UOL, em São Paulo

09/01/2015 01h45

A equipe da Indonésia que trabalha na busca pelos destroços do voo da AirAsia que caiu no mar de Java detectou nesta sexta-feira (9) alguns sinais, que podem ser das caixas-pretas da aeronave.

A informação foi confirmada à "Reuters" por Santoso Sayogo, investigador que atua no Comitê de Segurança Nacional de Transportes.

Os sinais vieram de perto, mas não do interior dos destroços da cauda da aeronave, detalhou o chefe das Forças Armadas da Indonésia, o general Moeldoko, de acordo com a "Efe".

"Estamos indo atrás do sinal. Mandamos mergulhadores para a direção de onde vem o 'bip'", declarou ele.  

Esta é a primeira vez que as autoridades indonésias comentam sobre detecção de sinais sonoros após 13 dias de buscas pela aeronave.

As caixas-pretas emitem sinais acústicos que, em geral, podem ser detectados até 30 dias após o acidente.

O voo QZ8501 desapareceu dos radares sobre o norte do mar de Java em 28 de dezembro, com menos da metade de um trajeto de duas horas a partir de segunda maior cidade da Indonésia, Surabaya, para Cingapura. Não houve sobreviventes entre as 162 pessoas a bordo.

A causa do acidente ainda é um mistério, e a esperança de descobrir os motivos está concentrada nas chamadas caixas-pretas, os gravadores de dados de voo e de vozes do cockpit. O avião que caiu era um Airbus A320-200, que transporta os gravadores perto da cauda.

A cauda do avião foi encontrada na quarta-feira no fundo do mar, a cerca de 30 quilômetros da última localização conhecida da aeronave, a uma profundidade de cerca de 28 a 32 metros.