Policial branco que agrediu jovem negra em sala de aula nos EUA é demitido
O policial branco que aparece em um vídeo dando uma chave de braço em uma aluna negra antes de derrubá-la de sua cadeira e arrastá-la pelo chão da sala de aula onde estava, nos EUA, foi demitido nesta quarta-feira (28).
Uma investigação interna concluiu que o oficial Ben Fields violou regulamento da polícia na ação, afirmou o xerife Leon Lott , do condado de Richland, na Carolina do Sul, onde o caso ocorreu.
"Não há justificativa para suas ações", afirmou Lott.
Um vídeo mostrando a agressão, aparentemente gravado por outro estudante da escola de ensino médio Spring Valley High, provocou revolta nas redes sociais.
A gravação mostra o policial entrando na sala de aula. Ele conversa brevemente com a menina - que está sentada à mesa - antes de pegá-la pelo pescoço, jogando-a no chão e arrastando-a.
Ela não parece resistir.
Curtis Wilson, porta-voz do Departamento de Polícia do Condado de Richland, informou em uma coletiva de imprensa que a adolescente recebeu por diversas vezes a ordem de deixar a sala - por razões não informadas - mas se recusou.
O caso ocorre num momento em que a brutalidade policial está em evidência nos Estados Unidos após uma série de incidentes - alguns fatais - envolvendo autoridades policiais e homens ou meninos negros. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.