Topo

Bomba explode em cidade na Nigéria e deixa dezenas de mortos

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 19h55Atualizada em 17/11/2015 21h50

Uma bomba explodiu em uma parada de caminhões perto de um mercado, nesta terça-feira (17), na cidade de Yola, no nordeste da Nigéria, deixando ao menos 32 mortos e 80 feridos, informou a Cruz Vermelha.

A explosão aconteceu perto de um mercado de frutas e vegetais ao lado de uma rua principal na área de Jimeta, na capital do Estado de Adamawa, por volta das 20h (horário local).

À emissora Al Jazeera, um oficial dos serviços de emergência disse que um homem-bomba provocou a explosão. A maioria dos mortos é de comerciantes e pedestres.

A cidade tinha sido visitada recentemente pelo presidente Muhammadu Buhari, que garantiu que o grupo jihadista Boko Haram, muito ativo na região, estava prestes a ser derrotado. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque ainda.

O ataque desta terça-feira acaba com uma trégua de três semanas em atentados, após uma série de ataques suicidas culminarem em explosões em mesquitas em duas cidades do nordeste, que mataram 42 pessoas e feriram mais de 100 no dia 23 de outubro.

Uma das mesquitas atacadas estava em Yola, mesmo local que foi alvo de explosões hoje.

O Exército da Nigéria informou que frustrou vários atentados suicidas recentemente, além de ter matado e capturado insurgentes ao destruir campos do Boko Haram em ataques aéreos e terrestres.

Nigéria vive entre o radical Boko Haram e o boom econômico

AFP