Em nova disputa com Macri, Cristina se apodera de perfil da Casa Rosada no Twitter
Não há desavença que baste entre Cristina Kirchner e Mauricio Macri. O mais novo episódio da discórdia entre a presidente argentina de saída e o presidente eleito, que toma posse na quinta-feira (10), está na conta oficial da Casa Rosada no Twitter.
Desde esta quarta-feira (9), o perfil da sede da Presidência da República da Argentina passou a ter em sua descrição a data “2003-2015”, correspondente ao período do casal Néstor e Cristina Kirchner à frente do governo. “Não oficial em 10/12/2015”, diz o perfil.
A presidente não participará da cerimônia de posse, e Mauricio Macri conseguiu na Justiça que, antes mesmo de a faixa presidencial ser entregue a ele, Cristina deixe o cargo, precisamente no primeiro minuto após a meia-noite de quinta-feira.
A decisão, inédita no país, tira de Kirchner o poder de atuar como mandatária da nação no momento da posse, segundo seus apoiadores, motivo que justificaria sua ausência.
Após quatro dias de disputas públicas sobre onde seria realizada a cerimônia, Kirchner desistiu de estar presente. Ela queria o evento no Congresso Nacional; Macri, na Casa Rosada.
"Isto é um golpe de Estado", disse Oscar Parrilli, chefe da Agência Federal de Inteligência e aliado da presidente. O país "ficará sem presidente por 12 horas", afirmou.
Quase todos os presidentes do período democrático no país, reiniciado em 1983 após o regime de ditadura militar, receberam a faixa presidencial na Casa Rosada. Isto somente mudou em 2003, quando o cargo foi passado por Eduardo Duhalde a Néstor Kirchner no Congresso Nacional. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.