Tribo indonésia celebra tradições ao lado de múmias

Do UOL, em São Paulo

  • Adek Berry/AFP

Cheio de orgulho, o chefe de uma tribo indonésia exibe restos mumificados de seu antepassado, Agat Mamete Mabel, o convidado de honra para o Festival Cultural do Vale Baliem, na aldeia Dani, em Wamena.

O evento anual reúne a tribo Dani com os vizinhos, os povos Lani e Yali, para celebrar a fertilidade e bem-estar da província de Papua, e resguardar as tradições antigas. As celebrações também são acompanhadas por turistas.

Adek Berry/AFP
Apesar de mumificação não ser mais um ritual das tribos, eles ainda preservam uma série de múmias, algumas com centenas de anos, como um símbolo de respeito aos ancestrais. Os restos mortais são guardados em uma casa tradicional ou "honai", localizada na parte mais isolada da tribo.

Durante o festival, os homens se vestem com trajes tribais, pintam o rosto e usam adornos com penas e ossos de animais. As mulheres usam saias feitas a partir de fibras de orquídeas. Depois da batalha, há dança e música de tradicional da Papua e jogos. A celebração é encerrada com um assado de porco.

Adek Berry/AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos