Spinner? Um brinquedo da moda mais perigoso surgiu na China: arminha de palito de dentes
Esqueça o fidget spinner, aquele brinquedo (quase) inofensivo que é a nova moda entre crianças do mundo inteiro. Na China, a moda é o toothpick crossbow (atirador de palito de dentes), um pequeno dispositivo que atira palitos de dentes a uma velocidade considerável. Ele é capaz de fazê-lo furar uma lâmpada, por exemplo.
Não é preciso muito para entender por que o brinquedinho, que custa menos de um dólar na moeda local, está causando preocupações entre pais, professores e autoridades.
Na internet, há vídeos até mais antigos, de quatro anos atrás, mostrando armas semelhantes. Outros mais atuais, servem de tutoriais para ensinar como produzir o dispositivo em casa. Com um design em formato de arma - uma besta, para ser mais específico -, o artefato ficou ainda mais atrativo.
De inofensivo, este brinquedo não tem nada. Ele funciona como um estilingue ou elástico, com a diferença de ser feito para lançar objetos finos e pontiagudos. O nome sugere que se coloque ali um palito de dente, mas o espaço é suficiente também para entrar uma agulha, por exemplo, o que é ainda mais preocupante.
E, quando isso acontece, as agulhas lançadas pelo brinquedo podem furar latas de refrigerante, por exemplo. Não à toa, cidades chinesas como Chengdu, Kunming e Harbin já proibiram o dispositivo, que como outras tantas modas entre jovens e adolescentes, pode pintar em breve também no ocidente.
Em Zhejiang, uma província no Leste da China, quase 4 mil policiais fizeram uma varredura em comércios e encontraram 538 desses brinquedos. No sudoeste do país, as polícias de Yunnan e Sichuan também realizaram operações similares, de acordo com a CNN. Em Chengdu, o governo avisou que os comerciantes não devem vender produtos que causem danos físicos ou mentais e que quem descumprir a regra pode ser punido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.