Susto! Pilotos esquecem de recolher trem de pouso, e avião faz pouso de emergência

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    Voo da Air India enfrentou problemas

    Voo da Air India enfrentou problemas

Um voo da Air India teve de fazer um pouso não programado na cidade de Nagpur (aproximadamente 1.056 quilômetros de distância de Nova Deli). O problema foi que quem comandava o voo esqueceu de recolher o trem de pouso, fazendo com que o Airbus A-320 gastasse bem mais combustível do que o esperado.

O voo AI 676 saiu da cidade de Calcutá para Mumbai, na costa oeste indiana. O avião transportava 99 passageiros quando pousou em Nagpur. Uma fonte explicou para o The Times of India que o avião foi projetado para voar com o mínimo de arrasto possível, o que não acontece com os trens de pouso abertos. De acordo com o veículo, duas mulheres eram as pilotas do voo - a Air India é pioneira em ter mulheres na equipe de voo.

"As pilotas esqueceram de retrair o trem de pouso. Como resultado o novo Airbus A-320 teve uma taxa de subida muito baixa. O avião parou de subir por volta dos 24 mil pés com o trem de pouso aberto, gerando um arrasto muito grande", explicou a fonte. O avião deveria voar entre 35 mil e 37 mil pés.

Chegando perto de Nagpur, as pilotas perceberam o nível de combustível baixo e decidiram fazer o pouco emergencial. Foi só aí que elas perceberam que o trem de pouso estava aberto. Após duas horas na pista e o reabastecimento, o avião chegou ao destino final, Mumbai, em segurança. As pilotos foram afastadas dos cargos até que a investigação seja concluída.

Pilotos indianos opinaram sobre o incidente e se mostraram surpresos, questionando como a comandante e a co-pilota não perceberam a vibração e o barulho associados a voar em baixas altitudes e a turbulência além do usual.

"Um dos itens que devem ser checados após a decolagem é se o trem de pouso foi recolhido. Com tão pouca consciência do que estava acontecendo, é um milagre que elas perceberam que o combustível estava baixo", disse um piloto veterano que não quis se identificar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos