Topo

Muçulmanos protestam pelo mundo contra ataques na Nova Zelândia

15.mar.2019 - Protestos em Istambul, na Turquia, pelo ataque a mesquitas na Nova Zelândia Imagem: Ozan Kose/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/03/2019 12h19

Muçulmanos de diversos países protestam hoje contra o ataque a duas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia. Ao menos 49 pessoas morreram no atentado e outras 48 ficaram feridas. Três pessoas foram presas suspeitas de autoria. Apontado pelas autoridades como o autor do ataque na mesquita de Al Noor, Brenton Tarrant filmou sua ação e teria postado nas redes sociais um manifesto anti-muçulmano.

Pelo menos no Paquistão, na Turquia, na Índia e em Bangladesh, muçulmanos se reuniram hoje para orar e protestar pelos ataques. Em um manifesto postado no Twitter, um dos autores escreveu mensagens contra imigrantes e muçulmanos. Ele justificou o ataque como uma vingança à morte de uma menina sueca durante um atentado jihadista em Estolcomo em 2017.

No Paquistão, as orações de sexta-feira foram oferecidas às vítimas do atentado. Em seguida, manifestantes saíram às ruas para protestar contra ataques a muçulmanos. Em um dos cartazes é possível ler, em inglês, "muçulmanos são vítimas do terrorismo, não terroristas".

Imagem: Farooq/Naeem/AFP

Na Turquia, uma oração simbólica foi realizada na mesquita de Fatih, em Istambul, pelas vítimas de Christchurch. Em seguida, os fiéis saíram às ruas para protestar.

Imagem: Ozan Kose/AFP

Imagem: Ozan Kose/AFP

Em Bangladesh, as orações de sexta-feira na Mesquita Nacional Baitul Mukarram em Daca também foram dedicadas aos mortos no atentado. Os protestos também aconteceram logo após a cerimônia.

Imagem: Munir Uz Zaman/AFP

Imagem: Mohammad Ponir Hossain/Reuters

Na Índia, muçulmanos e clérigos indianos levantaram cartazes contra o ataque durante um seminário islâmico em Mumbai.

Imagem: Indranil Mukherjee/AFP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Muçulmanos protestam pelo mundo contra ataques na Nova Zelândia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional