Topo

Ataque a tiros deixa pelo menos 12 mortos em prédio municipal na Virgínia

Do UOL, em São Paulo*

31/05/2019 20h33Atualizada em 31/05/2019 23h13

Um atirador entrou em um prédio municipal em Virginia Beach, no estado da Virginia (EUA), e deixou ao menos 12 mortos e nove feridos na tarde de hoje. De acordo com informações da polícia, ele teria morrido após uma troca de tiros com as autoridades.

Todas as vítimas foram encontradas nos três andares do prédio, com exceção de uma que fora localizada em um veículo fora do edifício. A polícia não vai divulgar o nome do suspeito até que sua família seja notificada.

Segundo o chefe da polícia, James Cervera, o atirador seria um funcionário público "de longa data" e foi descrito como um "insatisfeito" pelo policial. A identidade ainda não foi confirmada pelas autoridades locais. Ele tinha acesso às dependências do edifício e entrou armado no prédio.

O homem que abriu fogo teria comprado as armas legalmente, segundo os policiais, que também informaram que apreenderam uma pistola automática e um rifle.

Outras nove pessoas ficaram feridas, sendo que cinco delas estão no Virginia Beach General Hospital. Segundo a polícia, quatro feridos estão passando por cirurgias.

Segundo Cervera, a investigação está sendo conduzida pelo departamento de polícia local com o auxílio de outros órgãos, como o FBI (Departamento Federal de Investigação).

"Acredito que não só nossa cidade e nosso país estarão lá pelas famílias, mas também vamos mostrar que essa é uma cidade com dedicação. Nós vamos estar lá para todas as famílias e amigos", disse o prefeito de Virginia Beach, Bobby Dyer, em entrevista coletiva na noite de hoje.

Localização Virginia Beach - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

De acordo com a polícia, o atirador entrou no local e começou os disparos por volta das 16h no horário local (17h em Brasília) no prédio 2 do centro municipal, uma instalação descrita como sede dos serviços públicos de Virginia Beach e que fica ao lado da prefeitura da cidade. Segundo a CNN, o local tem vários departamentos municipais.

Ele teria invadido o local e aberto fogo em vários andares do prédio. "Este foi o dia mais devastador da história de Virginia Beach. As pessoas atingidas são nossos amigos, colegas de trabalhos, vizinhos", disse.

Vídeos divulgados em redes sociais mostram o atendimento a quem estava no prédio na hora do tiroteio. As imagens mostram as pessoas se abraçando e lamentando a tragédia.

Virginia Beach, município costeiro da Baía de Chesapeake, banhado pelo Oceano Atlântico, é a cidade mais populosa do estado da Virgínia, com cerca de 450 mil habitantes.

Também no estado da Virginia aconteceu um dos maiores massacres de estudantes nos Estados Unidos. Em abril 2007, um aluno abriu fogo em dois locais do campus da universidade Virginia Tech, em Blacksburg, matando 33 pessoas. Ele se suicidou depois.

*Com informações da Reuters