Topo

Esse conteúdo é antigo

Eleitores nos EUA removem o nome de Martin Luther King Jr. de rua histórica

Time & Life Pictures/Getty Image
Imagem: Time & Life Pictures/Getty Image

Do UOL, em São Paulo

06/11/2019 13h56

Uma estrada histórica de dezesseis quilômetros localizada em Kansas City, no Estado de Missouri, nos EUA, não será mais reconhecida como Dr. Martin Luther King Jr. Blvd depois que 100 placas com seu nome foram erguidas no local para a sua identificação.

A proposta para remover o nome do líder dos direitos civis recebeu apoio esmagador dos eleitores locais, com 70% votando na última terça-feira (5) a favor da restauração do nome original, The Paseo. As informações são do The Washington Post.

Mudar o nome da estrada provocou uma batalha tensa entre moradores, líderes locais e políticos nacionais. Organizadores e apoiadores argumentaram que o antigo nome da rua tinha um significado histórico para Kansas City e que "havia outras maneiras de honrar o legado de King".

Kansas City tem aproximadamente 60% da sua população branca e 29% negra, de acordo com dados do censo local.

"Para o ativista afro-americano, a nomeação de lugares pode ser uma ferramenta espacial carregada de emoções e politicamente carregada para redefinir a escala em que eles pertencem à cidade americana e o direito de reivindicar o espaço urbano", diz pesquisadores da Universidade do Tenessee.