Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeita "proíbe" que pessoas morram em cidade francesa nos fins de semana

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

13/12/2019 11h15

Está proibido morrer aos sábados, domingos e feriados em La Gresle, cidade francesa de menos de 900 habitantes a 80 km ao noroeste de Lyon.

O decreto foi anunciado pela prefeita Isabelle Dugelet como uma resposta provocativa à falta de médicos na localidade fora de dias úteis. Segundo o site da revista Forbes, a decisão pretende destacar "a situação que ela acredita ser sintomática no sistema de saúde da França rural".

O problema veio à tona após a morte de um habitante da cidade em 1º de dezembro, um domingo. Como La Gresle não possuía um médico que pudesse atestar oficialmente o falecimento, a Prefeitura levou mais de duas horas para achar um profissional de saúde na região que pudesse ajudar.

Já segundo a agência AFP, serviços de emergência de cidades próximas se recusaram a mandar ambulâncias para La Gresle. Como contrapartida, sugeriram que policiais assumissem as funções legais - o que a prefeita considerou "uma incrível falta de respeito com as famílias".

"Uma morte recente em uma tarde de domingo trouxe uma prova do absurdo de um sistema, ao qual a prefeita responde com um decreto absurdo", disse Dugelet, que classificou como "catastrófica" a situação da saúde nas cidades de sua região.

"As pessoas têm dificuldade em obter tratamento, encontrar um médico e, às vezes, precisam viajar quilômetros (...). Há muita preocupação com isso no meu município. A saúde é a principal questão nas áreas rurais, e venho chamando políticos há anos sobre esse assunto, mas nada está mudando."

Governo francês reage a ataque a cemitério judeu

redetv