Topo

Esse conteúdo é antigo

De hino a Macarena: isolados, italianos saem às janelas para cantar juntos

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 16h48

Obrigados a ficar em casa por conta da pandemia de covid-19, italianos arranjaram uma maneira divertida de passar o tempo e fazer companhia uns aos outros. Em vídeos que circulam nas redes sociais, moradores de várias cidades do país aparecem nas janelas de suas casas ouvindo música, cantando e até dançando juntos.

O repertório varia de cidade para cidade. Em Salerno, a pouco mais de 50 quilômetros de Nápoles, uma vizinhança inteira se uniu para cantar o hino nacional da Itália. "Siam pronti alla morte, siam pronti alla morte, l'Italia chiamò!" ("Estamos prontos para a morte, estamos prontos para a morte, a Itália chamou!"), dizem os italianos.

Em Turim, norte do país, a canção escolhida foi a popular "Macarena", de Los del Río:

Também foram registrados momentos como este em Siena, Benevento, Florença e Agrigento. Confira:

Situação preocupante

O país inteiro foi colocado em quarentena na última quarta-feira (11). Desde então, segundo determinado pelo governo, todas as lojas, bares e restaurantes devem permanecer fechados.

"A saúde dos italianos vem em primeiro lugar. Pedimos a suspensão de todas as atividades comerciais, exceto as relacionadas a bens de primeira necessidade e farmácias", anunciou à época o primeiro-ministro Giuseppe Conte.

Serviços de transporte, bancários, postais e de segurança funcionam normalmente, acrescentou Conte. "A principal regra se mantém: devemos limitar os deslocamentos a motivos de necessidade ou para ir ao mercado", reforçou.

O país é o mais afetado da Europa, tendo registrado 17.660 contaminados e 1.266 mortes, de acordo com último balanço divulgado pela Agência de Proteção Civil italiana.