Topo

Esse conteúdo é antigo

Califórnia registra primeiro caso de peste no estado em cinco anos

Diagnóstico foi registrado na cidade de South Lake Tahoe (foto); paciente teve identidade preservada - Michael Marfell/Getty Images
Diagnóstico foi registrado na cidade de South Lake Tahoe (foto); paciente teve identidade preservada Imagem: Michael Marfell/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/08/2020 14h13

Autoridades de saúde do estado da Califórnia, nos EUA, confirmaram ontem um caso de peste na cidade de South Lake Tahoe. É o primeiro registro da doença no estado em cinco anos.

O Departamento de Saúde Pública da Califórnia já notificou autoridades do condado de El Dorado, onde fica a cidade, a respeito do diagnóstico do morador local, que está sob cuidados médicos enquanto se recupera em casa. A identidade do paciente não foi divulgada.

A peste costuma apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e fraqueza, que se manifestam até sete dias depois da exposição do organismo à bactéria. As três formas mais conhecidas da doença são a bubônica, a pneumônica e septicêmica.

A bactéria responsável pela doença, Yersinia pestis, costuma ser transmitida por picadas de pulgas — que, por sua vez, adquirem o organismo em animais infectados, como esquilos e outros roedores.

Segundo o jornal Los Angeles Times, o último registro da peste em moradores da Califórnia havia acontecido em 2015, quando duas pessoas foram expostas à bactéria no Parque Nacional de Yosemite — ambas foram tratadas e se recuperaram da doença. Ainda assim, entre 2016 e 2019, pesquisadores apontaram a presença da bactéria em pelo menos 20 roedores na região de South Lake Tahoe.

Ainda de acordo com o jornal, acredita-se que o morador de South Lake Tahoe possa ter sido picado por um inseto infectado enquanto passeava com um cão ao lado de um rio local.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, a bactéria Yersinia pestis é transmitida por pulgas, e não de mosquitos. A informação foi corrigida.