Topo

Schelp: Ameaça de sanções ao Brasil feita por Biden é grave

Do UOL, em São Paulo

03/10/2020 04h00

O primeiro debate entre os candidatos à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden, foi marcado por uma discussão caótica. Na ocasião, o Brasil foi assunto durante a discussão. O democrata Joe Biden prometeu US$ 20 bilhões para combater a devastação da Amazônia, para o Brasil não queimar mais a floresta.

"De fato, o Biden fez uma afirmação muito grave, ele basicamente ameaçou o Brasil com consequências econômicas significativas", comenta Diogo Schelp, colunista do UOL. (ouça a partir do minuto 19:30)

O episódio Baixo Clero #59, que semanalmente traz comentários também de Carolina Trevisan e Carla Araújo, também contou com a presença de Kennedy Alencar. Segundo o colunista do UOL, o Brasil se colocou nesse cenário, que permitiu o comentário de Biden durante o debate.

"Essa situação é resultado dessa política internacional desastrosa do atual governo, e da resposta do Bolsonaro em relação à pandemia, que virou piada mundial", comenta. (ouça a partir do minuto 17:00)

A declaração de Biden irritou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que classificou o comentário como "lamentável", "desastroso e gratuito" e fez uma série de postagens críticas a Biden no Twitter.

Cerca de 65 milhões de pessoas assistiram ao primeiro debate, e ao menos oito emissoras transmitiram o confronto de 98 minutos entre os candidatos. Outro ponto de atenção durante o debate, foram as interrupções de Trump. "O Trump quer fazer do Biden um incapaz em governar, e tentou usar até de artifícios emocionais", comentou Maria Carolina Trevisan. (ouça a partir do minuto 12:30)

A situação na corrida presencial nos EUA deve se tornar ainda mais imprevisível com a confirmação de que Trump foi infectado pelo novo coronavírus. Na sexta, o democrata Biden também foi submetido a teste. Durante o debate, eles não trocaram apertos de mão e ficaram separados por mais de dois metros de distância.

O episódio do podcast Baixo Clero #59 discutiu ainda a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em criar um programa de renda para substituir o Bolsa Família e a briga pública de Paulo Guedes e Rodrigo Maia. Além de repercutir uma reportagem exclusiva do UOL que mostrou mais repasses de assessoras ao senador Flávio Bolsonaro, no suposto esquema de rachadinhas.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.