Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #59: Eleições nos EUA, Renda Cidadã e rachadinhas de Flávio Bolsonaro

Mais Baixo Clero
1 | 25
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

01/10/2020 18h43

O primeiro debate entre os candidatos à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden, foi marcado por uma discussão caótica. Na ocasião, o Brasil foi assunto durante a discussão. O democrata Joe Biden prometeu US$ 20 bilhões para combater a devastação da Amazônia, para o Brasil não queimar mais a floresta.

"De fato, o Biden fez uma afirmação muito grave, ele basicamente ameaçou o Brasil com consequências econômicas significativas", comenta Diogo Schelp, colunista do UOL. (ouça a partir do minuto 19:30)

O episódio Baixo Clero #59, que semanalmente traz comentários também de Carolina Trevisan e Carla Araújo, também contou com a presença de Kennedy Alencar. Segundo o colunista do UOL, o Brasil se colocou nesse cenário, que permitiu o comentário de Biden durante o debate.

"Essa situação é resultado dessa política internacional desastrosa do atual governo, e da resposta do Bolsonaro em relação à pandemia, que virou piada mundial", comenta. (ouça a partir do minuto 17:00)

Na última quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu participar de última hora do encontro da ONU de biodiversidade, e na ocasião, aproveitou para rebater a ameaça. "O presidente usa a ONU quando interessa à ele, e quando não interessa, ele descarta e trata com falta de importância", classificou Carolina Trevisan.

"Já mostramos que a ONU trocou cartas com o Itamaraty sobre o caso da menina grávida, e ninguém fala nada. Agora, quando é importante fazer a imposição ao Biden, ele usa o espaço da ONU, acho oportunista", completa. A colunista do UOL participa do podcast todas as quintas-feiras ao lado de Carla Araújo e Diogo Schelp. (Ouça a partir de 21:46)

O episódio do podcast Baixo Clero #59 discutiu ainda a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em criar um programa de renda para substituir o Bolsa Família e a briga pública de Paulo Guedes e Rodrigo Maia. Além de repercutir uma reportagem exclusiva do UOL que mostrou mais repasses de assessoras ao senador Flávio Bolsonaro, no suposto esquema de rachadinhas.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.