Topo

Esse conteúdo é antigo

Pesquisadores capturam tubarão-branco de duas toneladas: 'Rainha do oceano'

"Matriarca do oceano": tubarão-branco de duas toneladas encanta pesquisadores no Canadá - Divulgação/Ocearch
"Matriarca do oceano": tubarão-branco de duas toneladas encanta pesquisadores no Canadá Imagem: Divulgação/Ocearch

Do UOL, em São Paulo

09/10/2020 10h53

Um tubarão-branco pesando quase duas toneladas foi capturado por uma equipe de pesquisadores da costa de Nova Escócia, no Canadá. Com o tamanho colossal, o animal, que é fêmea, foi nomeado "a verdadeira matriarca do oceano" e "rainha do oceano" pelo grupo. Depois de exames, o tubarão foi retornado às águas.

Ela é a maior da espécie dela já encontrada na região, acreditam os pesquisadores. São mais de 5 metros de comprimento. "Ela tem provavelmente uns 50 anos e os filhotes dela, que ele deve ter tido uns 30 anos atrás, também estão fazendo filhotes", disse o líder da Ocearch, Chris Fischer, em vídeo no Facebook.

A estimativa é que a fêmea tenha reproduzido perto de 15 vezes ao longo da vida, estima o grupo. Isso significa que ela pode ter 100 filhotes espalhados pelo mar, além de provavelmente já ser avó.

O tubarão foi nomeado Nukumi, segundo uma "lendária e sábia avó" da tribo nativa norte-americana Mi'kmaq, próprios de Nova Escócia. "Quando você olha as ciatrizes que estão na pele dela, você está olhando a história da vida dela, e te faz se sentir insignificante perto de tudo isso", afirma Fischer.

O grupo da Ocearch está há um mês na região para catalogar grandes tubarões brancos e colher amostras celulares e de sangue para buscar entender melhor padrões migratórios ao longo do Atlântico Norte.