Topo

Esse conteúdo é antigo

Cerca de 120 baleias encalham e são salvas em praia no Sri Lanka

Residentes locais olham baleia na praia de Panadura, no Sri Lanka, após encalhe em massa - Akila Jayawardana/NurPhoto via Getty Images
Residentes locais olham baleia na praia de Panadura, no Sri Lanka, após encalhe em massa Imagem: Akila Jayawardana/NurPhoto via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/11/2020 14h19

Cerca de 120 baleias-piloto-de-aleta-curta encalharam na tarde de ontem na praia de Panadura, na costa sudoeste do Sri Lanka. Os animais foram salvos por aldeões e autoridades locais, que os empurraram de volta ao mar. Ainda não se sabe os motivos do incidente.

A MEPA (Autoridade de Proteção Ambiental Marinha) informou que o caso compunha o maior grupo de baleias a já encalhar no país asiático, mas o encalhe trouxe também, além de três baleias mortas, um golfinho-nariz-de-garrafa morto.

"É muito incomum que um número tão grande [de baleias] chegue às nossas costas", comentou o presidente do MEPA, Dharshani Lahandapura, à AFP (agência France-Presse).

A autoridade confirmou ainda que a causa do encalhe é desconhecida. Mas as mortes dos quatro animais que não puderam ser salvos estão sendo investigadas.

baleia morta - Akila Jayawardana/NurPhoto via Getty Images - Akila Jayawardana/NurPhoto via Getty Images
Baleia que encalhou durante encalhe em massa na praia de Panadura, no Sri Lanka
Imagem: Akila Jayawardana/NurPhoto via Getty Images

"Não sei por que isso [o encalhe] aconteceu. Isso nunca aconteceu antes. É a primeira vez que vejo isso", relatou ao Hindustan Times, Upul Ranjith, um pescador que estava operando na área no momento em que avistou o encalhe em massa.

Aldeões e autoridades da marinha e da guarda costeira trabalharam para salvar as baleias.

De acordo com o site da CNN, o comandante da marinha local, Nishantha Ulugetenne, solicitou jet skis de um clube de esportes aquáticos especialmente para puxar os enormes seres, que são de uma espécie que pode pesar mais de três toneladas.