Topo

Esse conteúdo é antigo

Pesquisadores registram onça matando jaguatirica em luta por recursos

Pesquisadores registram ataque de onça a jaguatirica na Guatemala - Divulgação/Washington State University
Pesquisadores registram ataque de onça a jaguatirica na Guatemala Imagem: Divulgação/Washington State University

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/01/2021 22h06

Um raro registro foi feito por pesquisadores em uma área isolada na Guatemala, na Reserva Biosfera Maya. Uma onça-pintada foi filmada atacando uma jaguatirica numa provável disputa por recursos e territórios.

O fato ocorreu em março de 2019 e foi publicado em um estudo da Universidade do Estado de Washington e da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem no último dia 28 de dezembro.

A filmagem mostra uma onça, que os pesquisadores afirmam ser um macho, chegando em uma reserva de água e aguardando a aparição de uma presa. Ao notar a presença de uma jaguatirica, a onça então ataca.

"Embora essas interações entre dois predadores sejam raras, em certas situações podem ser mais prevalentes, e uma delas seria a competição por recursos hídricos", analisa Daniel Thornton, professor da universidade e um dos autores do artigo.

O ocorrido aconteceu em um período de seca no bioma tropical e, segundo o professor, as mudanças climáticas colaboram para que os poucos locais com presença de água se tornem ainda mais disputados.

"Infelizmente a mudança no clima e as secas associadas são previstas para piorar, o que significa tempos difíceis para a vida selvagem que depende de poças de água para sobreviver", lamenta Rony García-Anleu, outra autora da pesquisa.