Topo

Esse conteúdo é antigo

Filhotes de tigre branco morrem com suspeita de estarem com covid-19

Filhotes de tigre que nasceram há menos de três meses morreram no Paquistão - Reprodução/Facebook
Filhotes de tigre que nasceram há menos de três meses morreram no Paquistão Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/02/2021 14h04

Dois filhotes de tigre branco com apenas 11 semanas de idade morreram em um zoológico do Paquistão, e a suspeita é de que a causa foi a covid-19. De acordo com a Reuters, os mamíferos morreram no dia 30 de janeiro.

Os filhotes começaram um tratamento para o que se pensou ser o vírus de panleucopenia felina, algo comum no Paquistão e neste tipo de animal. No entanto, a autópsia mostrou que os pequenos tigres tiveram o pulmão bastante comprometido e uma severa infecção, no que se concluiu como sendo causado pelo coronavírus que causa a covid-19.

Ainda que não tenha sido feito teste PCR, o diretor do zoológico, Kiran Saleem, reiterou o resultado. "Depois das mortes, testamos os funcionários e encontramos seis com resultado positivo para a covid-19, incluindo um que interagia com os filhotes", disse ele.

"Provavelmente os filhotes pegaram de quem os alimentava", adicionou Saleem. Os filhotes foram os primeiros a nascer neste zoológico em 15 anos, em uma ninhada de três tigres.

Ativistas protestaram contra o incidente, reforçando uma luta contra maus tratos em zoológicos do Paquistão. "Os dois últimos filhotes de tigre a morrerem mostram a negligência da direção e das autoridades", afirmou Zufishan Anushay, da Justice for Kiki Animal Rescue And Shelter.

"A covid-19 é um novo vírus, não devemos esquecer de políticas para animais em pet shops, zoológicos e em qualquer outro lugar", adicionou.