Topo

Esse conteúdo é antigo

Chanceler de Cuba a Bolsonaro: 'Deve estar atento à corrupção que o cerca'

O chanceler cubano, Bruno Rodriguez, rebateu Bolsonaro - Li Muzi/Xinhua
O chanceler cubano, Bruno Rodriguez, rebateu Bolsonaro Imagem: Li Muzi/Xinhua

Colaboração para o UOL

13/07/2021 16h26

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, rebateu as críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao governo de Havana e a defesa feita pelo presidente aos manifestantes que foram para as ruas protestar contra o regime cubano, e afirmou que o político brasileiro "deveria estar atento à corrupção que o cerca".

Segundo Rodríguez, Jair Bolsonaro precisa dedicar mais seu tempo aos problemas enfrentados pelo Brasil em relação à pandemia de covid-19 e o aumento da pobreza, e ser menos "negligente". Além disso, o chanceler também fez referência aos supostos esquemas de corrupção no governo Bolsonaro na compra de doses da vacina indiana Covaxin.

"O presidente do Brasil deve corrigir sua atuação negligente que contribui para a lamentável morte de centenas de milhares de brasileiros pela covid e para o aumento da pobreza. Deve estar atento aos atos de corrupção que o envolvem e não desviá-los olhando Cuba com superficialidade", escreveu em seu perfil no Twitter.

No domingo (11), milhares de cubanos foram às ruas em protesto contra o governo, o maior registrado no país em anos. Aos gritos, os manifestantes pediram por "liberdade" e "abaixo a ditadura". Como resposta aos protestos, Cuba afirmou que os problemas existentes no país são decorrentes do bloqueio econômico feitos pelos Estados Unidos no século passado.

Em declarações, Jair Bolsonaro criticou o fato de os manifestantes terem sido recebidos com "borrachada, pancada e prisão", e afirmou apoiar o movimento "do pessoal que pede liberdade lá".

Além de responder a Bolsonaro, o chanceler cubano também rebateu o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, e o secretário de Estado americano, Antony Blinken.

"Não nos surpreende as declarações sobre cuba do presidente Lacalle Pou, mostrando mais uma vez seu desconhecimento sobre nossa realidade. A coragem e a liberdade do povo cubano é demonstrada ao longo de seis décadas frente à agressividade dos EUA e suas provocações", afirmou Rodríguez.