Comandante passa mal após decolagem e voo com 285 pessoas volta a aeroporto
Um Airbus A330 com destino a Acra, em Gana, teve que voltar ao aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, depois que o capitão do voo passou mal e desmaiou pouco após a decolagem.
O avião ainda passou uma hora no ar antes de pousar no ponto de origem, a capital belga, com o copiloto tomando o controle da aeronave e interrompendo o ganho de altitude. As informações são do site especializado em aviação Simple Flying.
Informações de radar mostraram que a altitude máxima alcançada pelo avião, um Airbus A330-300 com 11 anos em atividade, foi de 27.000 pés, cerca de 8.200 metros. Ele deu meia volta para o aeroporto da Bélgica quando já sobrevoava o nordeste de Paris, capital da França.
A companhia Brussels Airlines é a única que faz voos comerciais no trecho entre Bruxelas, Acra e Lomé, capital de Togo, destino final do avião. 285 pessoas estavam a bordo do Airbus em que aconteceu o incidente, registrado na segunda-feira (29), segundo o site britânico Aviation Herald.
Apesar de não fornecer mais detalhes sobre o estado de saúde do capitão, o site especializado informou que ele "não se sentiu apto a terminar o voo" e que o retorno ao aeroporto de origem foi a decisão mais segura. Já de acordo com um porta-voz da companhia aérea, a única informação confirmada pela Brussels Airlines é de que o problema do piloto não está relacionado ao coronavírus.
"Outro capitão assumiu a responsabilidade e pôde operar o voo com auxílio do restante da equipe original", completou o representante da empresa aérea ao Herald. O voo, que fez sua primeira decolagem às 11h35 no horário local (07h35 em Brasília), voltou a sair do aeroporto às 15h05, chegando às 20h13 em Acra, Gana (cujo fuso horário difere em uma hora da capital belga).
O voo SN277 é recorrente no Aeroporto Internacional de Bruxelas. Ele parte do local três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados, de acordo com o site de aviação RadarBox.com.
Sua primeira parada é o Aeroporto Internacional de Kotoka (ACC), o único para voos estrangeiros em Gana. Depois, o avião partiria para um trecho de apenas 55 minutos até o Aeroporto Internacional de Lomé-Tokoin, na capital do Togo, também no continente africano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.