PUBLICIDADE
Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


FAB deixa dois aviões preparados para resgatar brasileiros evacuados

Aeronaves são de modelo usado em outras missões humanitárias internacionais - TC Germano/Divulgação/FAB
Aeronaves são de modelo usado em outras missões humanitárias internacionais Imagem: TC Germano/Divulgação/FAB

Eduardo Militão e Carla Araújo

Do UOL, em Brasília

26/02/2022 11h54Atualizada em 26/02/2022 12h36

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou neste sábado (26) que deixou dois aviões de prontidão para possível resgate de brasileiros evacuados da Ucrânia. Muitos estão fugindo para fronteiras com outros países. Três trens devem partir hoje para as proximidades da fonteira com a Romênia.

O conflito entre Rússia e Ucrânia já causou ao menos 198 mortes.

As aeronaves são dois KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. A FAB preparou os aviões por orientação dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

"As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais", informou a FAB, em uma rede social. E exemplificou: "o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti".

Como o UOL revelou na sexta-feira (25), a FAB e o Ítamaraty se reuniram desde o início do dia de ontem para organizar uma possível operação de resgate de brasileiros.

A escolha do modelo KC-390 se deve à sua velocidade e altitude de voo. A aeronave tem uma capacidade máxima de carga de 26 toneladas e voa mais rápido, mais alto que outros modelos da frota brasileira.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL