Ucrânia pede ajuda à Cruz Vermelha para evacuar corpos de soldados russos
O governo da Ucrânia pediu à Cruz Vermelha, neste sábado, ajuda para evacuar corpos de soldados russos que morreram durante a invasão a territórios ucranianos.
"Apelamos ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Pedimos a eles que ajudem a levar os corpos dos soldados russos para a Federação Russa", disse Iryna Vereshchuk, ministra para a Reintegração dos Territórios Ocupados Temporariamente da Ucrânia.
"Cruz Vermelha, apresse-se! Em breve, os cadáveres de russos serão ainda mais", disse.
A Cruz Vermelha, por sua vez, pediu que envolvidos na guerra respeitem os direitos humanos
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu o fim das hostilidades e instou os envolvidos no conflito a seguirem o direito internacional.
Florence Gillette, chefe da delegação do CICV em Kiev, disse: "Pedimos urgentemente às partes em conflito que não esqueçam suas obrigações perante o Direito Internacional Humanitário. Eles devem garantir a proteção da população civil e daqueles que não participam mais dos combates, como os detidos ou os feridos e doentes.
"O Direito Internacional Humanitário é claro: 'todas as partes em conflito têm a obrigação legal de garantir que as operações militares sejam planejadas e conduzidas de forma a garantir a proteção de civis e bens civis'. Ataques indiscriminados são proibidos e, portanto, o CICV [Comitê Internacional da Curz Vermelha] exorta fortemente as partes a evitar o uso de armas explosivas com ampla área de impacto em áreas povoadas e a evitar localizar objetivos militares dentro ou perto de tais áreas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.